skip to Main Content
84 3431 1222 84 9 9914 4880
PF Cumpre Mandados Contra Suspeitos De Derramamento De óleo Que Atinge O Nordeste

PF cumpre mandados contra suspeitos de derramamento de óleo que atinge o Nordeste

A Polícia Federal, nesta sexta-feira (1º), mandou busca e apreensão contra alvos ligados a uma empresa grega suspeita de ser responsável pelo derramamento de óleo que atingiu a costa da região Nordeste. Os mandados expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte e são cumpridos no Rio de Janeiro, em uma agência marítima e na sede de representantes da empresa.

Uma empresa investigada é proprietária de um navio de bandeira grega. De acordo com o Ministério Público Federal, o inquérito policial teve acesso a imagens de satélite que partem das praias atingidas até o ponto de origem das manchas, de forma retrospectiva. O relatório de detecção de manchas de óleo, feito por uma empresa privada especializada em geointeligência, indica uma mancha original, no dia 29 de julho, e fragmentos se movendo em direção à costa brasileira.

De acordo com a Marinha, o navio suspeito manteve o sistema de monitoramento ativado (Sistema de identificação automática – AIS). Como as investigações apontaram ainda que o navio transportava óleo cru proveniente do terminal de carregamento de petróleo “San José” na Venezuela.

Com informações da Marinha, uma Diretoria de Inteligência Policial da PF concluiu que “não há indicação de outro navio (…) que poderia ter vazado ou despejado óleo, proveniente da Venezuela.” Ainda de acordo com a Marinha, esse mesmo navio foi detido nos Estados Unidos por quatro dias, devido a “incorporações de procedimentos operacionais no sistema de separação de água e óleo para descarga no mar”.

G1RN

Foto: Salve Maracaípe / Reprodução / WhatsApp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top