skip to Main Content
84 3431 1222 84 9 9914 4880
Covid: RN Confirma 1º Caso De Fungo Que Pode Mutilar Seios Da Face

Covid: RN confirma 1º caso de fungo que pode mutilar seios da face

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) monitora um caso confirmado de mucormicose, infecção fúngica conhecida como “fungo preto”, no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada nesta segunda-feira 7. A paciente, uma mulher de 42 anos, tem histórico de Covid-19 e apresentou sintomas da mucormicose. A biópsia confirmou a ocorrência do fungo e ela encontra-se em tratamento com anti-fúngicos. A equipe de vigilância da Sesap revela que está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou o primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada nesta segunda (7) ao portal G1.

A paciente é uma mulher de 42 anos, de Natal, que fez uma biópsia que confirmou a ocorrência do fungo. Ela encontra-se em tratamento em casa.

“A equipe de vigilância da Sesap está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual”, informou a Sesap em nota.

Um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia registrado nas últimas semanas tem chamado a atenção do mundo. Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.

Sobre o fungo

A mucormicose, infecção causada pelo chamado “fungo negro”, atinge pacientes em tratamento da covid-19 porque o uso de medicamentos para a doença abala a imunidade.

Muitos casos registrados na Índia, e um caso brasileiro, ocorreram em pacientes com covid e que tinham diabetes que usaram doses altas de corticoesteróides.

A mucormicose tem cura, mas sua letalidade gira em torno de 50%.

Fonte: Portal Grande Ponto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top